Google Chrome 14 é um navegador (browser) desenvolvido pelo Google e baseado em código aberto. Disponibilizado pela primeira vez em setembro de 2008, ele utiliza várias tecnologias criadas exclusivamente pelo Google ou adaptadas a partir de código aberto, com o objetivo de tornar a experiência de navegar na web mais rápida e mais rica.
Esteticamente, foi desenhada uma janela de navegação simples e integrada. Para a maioria das pessoas, não é o navegador que importa. Ele é somente uma ferramenta que roda coisas importantes, como páginas, sites e aplicativos que fazem da web o que ela é. Assim como a versão clássica da página inicial do Google, o Google Chrome 14 é clean e rápida. Ela te fornece o que você precisa e te leva aonde você quer ir.
O navegador roda os complexos aplicativos da web de hoje muito melhor. Ao deixar cada guia em uma área isolada, consegue prevenir que a falha de uma guia cause a falha de outra e, assim, tem-se uma proteção mais eficaz contra sites não confiáveis.
A cada a versão a velocidade e a resposta é melhorada e também foi desenvolvido o V8, um JavaScript mais poderoso que fortalecerá a nova geração de aplicativos para web que não são possíveis nos navegadores atuais.
Novidades da versão 14

Native Client e API de Audio para web
O recurso Native Client é uma tecnologia open-source que amplia as possibilidades de criação de apps para o navegador. Com esse recurso, os devolvedores porerão executar aplicativos em C e C + + dentro Chrome, em uma área de segurança.

Mac OS

Buscas
Uma das características mais marcantes do navegador é a velocidade e o visual clean. Desde o seu lançamento, o Google Chrome conseguiu agradar muitos usuários por isso. E essa nova versão continua com a mesma preocupação. Inclusive, foi criado o Instant Pages com o intuito de melhor o rendimento ainda mais.
O recurso faz um pré-carregamento das páginas, deixando a navegação mais veloz. O Instant Pages começa a carregar antecipadamente o link que será, provavelmente, clicado pelo usuário É uma função ideal para realizar buscas no Google. A função também está disponível para outros sites, mas deve ser mais útil no site de buscas, onde os links importantes ficam nas primeiras posições.
Velocidade

Além disso, internautas poderão perceber uma economia na bateria do notebook, já que o uso do CPU tem queda de até 80% em alguns casos. Essa novidade dá ainda mais velocidade ao browser. Quem já utiliza o Chrome deve sentir bastante a diferença.
Mais segurança

Mudanças estéticas

Além disso, a janela de configuração do navegador virou uma página na web. Para acessar basta clicar em “Options”, disponível no menu “Customize and control Google Chrome”. A página possui um campo de busca inclusive, facilitando a vida do usuário. Desta forma, é simples solucionar dúvidas e encontrar o que precisa no Chrome.
Sua fala transformada em texto
Uma função surpreendente da nova versão do Google Chrome é a possibilidade de transformar um texto falado em escrito. Você poderá falar e, com os recursos do HTML 5 e o uso do API speech input, sua fala vai virar texto. Mas o site precisa ter suporte para que a funcionalidade seja utilizada. Se esse for o caso, o áudio gravado será enviado para os servidores e a transcrição aparecerá na sua tela.
Sincronização de dados online e seleção de abas

O usuário pode selecionar mais de uma aba por vez. Basta presisonar “Ctrl” enquanto clica nas abas escolhidas. É uma forma de escolher as páginas que devem ser afetadas por determinada ação. Atualize mais de um site por vez, por exemplo.
Utilização mais intuitiva

Para fazer isso, é preciso digitar “about:flags” na barra de endereços. Depois, na janela de opções, ative o recurso na opção “Compact Navigation”. O navegador vai precisar ser reiniciado, clique em “Reiniciar agora” ao final da página. O próximo passo é clicar com o botão direito sobre a barra de navegação e clicar em “Hide the toolbar” e pronto. A barra de ferramentas ficará oculta durante a navegação.
Google Cloud Print
Outra mudança foi a inclusão da função “Google Cloud Print”. Apesar de já existir na versão anterior, essa função foi reformulada e aparece no Google Chrome com muito mais eficiência. Essa função permite que você adicione a sua impressora de casa, por exemplo, no navegador do trabalho. Assim, se você desejar imprimir algum documento, poderá fazê-lo diretamente do escritório, pois o navegador o envia para a impressora.
Aceleração via GPU
Diferentemente das versões anteriores, o Google Chrome possui tecnologia de aceleração e renderização de gráficos via GPU, o que aumenta consideravelmente a sua velocidade. Essa tecnologia já era explorada por suas concorrentes, Mozilla Firefox e Internet Explorer.
Aparência

E nesse quesito, o novo Google Chrome modificou as configurações do navegador. Ao acessar o item “Options”, no menu “Customize and control Google Chrome”, o usuário percebe que a janela foi transformada em uma página web, com direito a campo de busca e URL e que abre em uma nova aba do navegador. Isso significa que você pode facilmente encontrar as opções que você deseja, digitando palavras-chaves.
Suporte técnico
Mais uma mudança boa dessa versão diz respeito ao suporte técnico que os usuários às vezes precisam prestar. Quando alguém perguntar como faz para alterar as configurações de proxy do navegador, você vai poder simplesmente enviar o endereço da página de configurações avançadas, que fica em “chrome://settings/advanced”.
Falando com o navegador
Agora, o Chrome é capaz de transcrever sua fala em texto apenas com os recursos do HTML 5, devido ao uso da API speech input. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos para a web que permitam a transcrição de voz.
Assim, sempre que você acessar uma página que possua suporte para esta funcionalidade, você pode clicar no ícone referente ao recurso e falar algo ao microfone. O áudio é enviado ao servidores para transcrição e o texto aparece digitado em sua tela.
Temas
Seguindo escola feita pelo Mozilla Firefox, o Google Chrome também tem suporte a temas visuais, que ajudam a deixar o navegador com a aparência que mais agrada o usuário. Em vez do tema padrão, que todo mundo tem, você vai poder personalizar o Chrome de acordo com seus gostos pessoais.
Já existem dezenas de temas cadastrados no repositório oficial do navegador, todos com download gratuito. Além daqueles criados pelo Google, a empresa contratou artistas, que puderam fazer temas visuais da cantora pop Mariah Carey ou dos veículos Porsche.
Como instalar temas no Chrome
A instalação de temas é tão fácil quanto a instalação de extensões. Primeiro é preciso acessar o repositório de temas do Chrome e escolher, entre as muitas opções, aquele tema que lhe agrada. Depois é só clicar em Apply theme (Aplicar tema) e aguardar que o download seja concluído. Quando o texto Loading (Carregando) aparecer no centro do navegador, significa que em poucos instantes o novo tema será instalado.
Sincronização de favoritos

Isso significa que, uma vez que a sincronização seja feita, os mesmos sites favoritos serão mostrados em qualquer instalação do Chrome que esteja configurada para uma mesma conta do Google.
Como fazer a sincronização de favoritos
Para ativar a sincronização de favoritos clique na chave inglesa em seguida em Options (Opções), vá na guia Personal Stuff (Coisas pessoais) e clique em Sincronizar os meus favoritos na seção Bookmark sync (Sincronização de favoritos). Uma nova janela pedirá nome de usuário e senha do Google. Assim que os dados forem comprovados, o Chrome vai iniciar o processo de sincronização.
A partir desse momento, qualquer Chrome com a sincronização de favoritos ativada vai estar sempre atualizado com as últimas modificações feitas na área de favoritos do browser.
Favoritos em outros navegadores

Extensões

Uma das novidades do Chrome é o suporte a extensões. Já são mais de mil plugins, todos disponíveis para download a partir de um repositório mantido pelo próprio Google, o que facilita o trabalho de quem quer pesquisar por uma extensão com funcionalidade muito específica. Além disso, já existem sites que se destinam unicamente a encontrar e descrever extensões interessante para o Google Chrome.
Como encontrar extensões do Chrome
Baixar novas extensões, que agreguem funcionalidades ao browser, é relativamente fácil. Com o Chrome devidamente instalado, clique no ícone da chave inglesa, que fica no canto direito da barra principal do navegador. Em seguida vá em Extensions (Extensões), item que vai carregar uma página interna do Chrome que lista os plugins que já estão instalados.
Clicar em Get more extensions (Obter mais extensões) leva o usuário para o diretório de plugins do Chrome, que por enquanto tem conteúdo majoritariamente em inglês. A barra à esquerda permite ver as extensões mais populares (most popular), mais recentes (most recente), com melhor qualificação de usuários (top rated) e também as que merecem destaque (featured).
Instalando uma extensão
Depois que escolher a extensão que quer instalar, clique no título dela (em azul sublinhado). Você será levado para a página do plugin, onde vai poder ver informações sobre o autor da extensão e ainda ler a descrição dela, além de conferir as análises publicadas por usuários do Chrome (a maioria em inglês).

Uma caixa à direita normalmente mostra capturas de tela com a extensão em funcionamento, de modo que o usuário pode dar uma conferida na aparência do plugin antes de instalar. Por último, clicar em Install (Instalar) garante que o plugin será copiado para o computador. O Chrome ainda vai perguntar se o usuário deseja instalar mesmo a extensão, mas um simples clique em Install (Instalar) resolve a questão.
Depois disso, basta começar a usar o plugin. Grande parte das extensões não requer que o navegador seja reiniciado para que comecem a funcionar. Da mesma forma, remover plugins não obriga o usuário a fechar o Chrome e abrir novamente.
Desinstação de extensão
Como há grande oferta de extensões para Chrome (ainda que não se compare aos dezenas de milhares de plugins para Firefox), às vezes será preciso apagar uma extensão que foi instalada mas depois provou-se não ser tão interessante como usuário imaginou.
Para resolver esse problema é só clicar na chave inglesa e depois em Extensions (Extensões). Mais uma vez o intenauta será levado à página interna que lista todos os plugins instalados no Chrome. Clicar em Uninstall (Desinstalar) vai garantir que o plugin seja apagado do computador (mas primeiro será preciso confirmar a remoção clicando em Uninstall, ou Desinstalar em português).
Outros recursos
Nessa versão do navegador o Google introduz dois novos recursos internos que podem tornar o carregamento de páginas ainda mais rápido: Native Client, que aproveita melhor a capacidade de processamento da máquina, e WebGL, que faz uso das placas de vídeo para exibir imagens com melhor qualidade.
Discagem rápida

Ele funciona da seguinte forma: Sempre que você abrir o navegador ou uma aba ele mostrará na primeira página ícones das páginas de internet que você visitou pela última vez. Você pode torna-las permanentemente transformando em uma espécie de “favoritos” da internet.
Ela também é muito útil caso você tenha fechado uma aba sem querer.
Barra de busca
Diferente dos outros navegadores, o Google Chrome não possui uma barra de busca para pesquisas na internet. No caso do navegador do Google, basta digitar o que deseja procurar no local de endereços. Muito mais fácil, né?
Tradutor automático

Para traduzir o texto de um site é muito simples! Ao acessar uma página estrangeira, o navegador exibirá uma barra perguntando se você gostaria que fosse traduzida essa página. Clicando em “sim”, todo o texto do site em si estará na língua que desejar em poucos segundos.
Mas caso você não queira, ou não precise, pode fazer as alterações que quiser em “Opções”, como nunca traduzir uma língua ou um site em especial.
Privacidade

Mas o que significa uma janela anônima? Esta opção permite que o usuário não deixe traços de sites que visita , muito menos os arquivos baixados. Em “Opções”, você pode fazer outras alterações como definir os cookies, plugins e javascripts que serão executados no seu navegador.
Com Google Chrome, ele só usará os programas em que você confia!
Versão portátil

Nesta versão portátil do Google Chrome, você pode personalizá-lo com temas e ter acesso a todos os recursos do navegador, como se ele realmente estivesse instalado. A única diferença é que, por padrão, suas senhas não serão salvas, e os certificados que você instalar serão guardados no computador (e por isso, não é recomendado você fazer compras online e outros tipos de acessos privados importantes).
A utilização do Google Chrome Portátil é simples, mas exige um pouco de atenção. Para utilizar o aplicativo, é necessário fazer o download e salvá-lo no seu pendrive ou dispositivo móvel. Depois, basta executá-lo dentro do dispositivo.
Versão 15 Beta

A velocidade e a compatibilidade do navegador também foram aprimoradas.
Por se tratar de uma versão dev, o novo Google Chrome é recomendado, principalmente, para desenvolvedores, pois é instável e pode apresentar bugs.
Versão 16 Dev
O Google Chrome 16 Dev tem o motor JavaScript atualizado e a função multi-usuário, que permite acessar várias contas de e-mail de um mesmo navegador, já vem ativada, por padrão. Além disso, os usuários devem deixar de encontrar problemas de imcompatibilidade ao tentar baixar arquivos de um servidor FTP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Comente!