Anuncie Aqui

Mozilla Firefox 7

Tiago H. da Silva

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mozilla Firefox 7, o navegador da Mozilla ficou (ainda) mais rápido

Links Patrocinados

Desenvolvido pela Mozilla, o Firefox 7 é, atualmente, o segundo navegador mais utilizado no mundo. Ele só perde para o Internet Explorer da Microsoft, o que garante que é um aplicativo aceito e aprovado por boa parte dos usuários de internet.
Firefox 7.0
Os focos desse browser são, principalmente, velocidade e segurança. Uma das poucas reclamações dos usuários era em relação ao uso de muita memória RAM. Na versão 7.0, navegador passa autilizar entre 20 e 50% da méoria que ocupava antes. O carregamento das páginas de internet também é extremamente rápido. Em tempos de banda larga, nada mais importante do que um navegador que seja ágil na visualização de sites, para tirar máximo proveito da conexão.

Novidades da versão

A grande diferença desta versão diante das outras é o desempenho do navegador. A inicialização, o carregamento de páginas e aplicativos web ficaram muito mais rápidos depois da inclusão do compiler JägerMonkey JIT.
Firefox 7.0 em funcionamento O suporte ao WebGL, uma ótima plataforma de reprodução de gráficos na internet também é uma novidade relevante. Além disso, a aceleração gráfica, antes disponível apenas para Windows, agora também funciona no Mac, graças ao OpenGL. A compatibilidade de plugins e suporte a vídeos em Flash foi melhorada.
Outra diferença é que os endereços serão exibidos em um quadro na parte inferior da janela. Ao passar o mouse por cima de um link qualquer, o usuário poderá visualizar o destino e não a barra de endereços.
A nova versão do Firefox apresenta uma série de novos recursos ao usuário, incluindo suporte a transições do CSS 3, melhor manuseio das camadas mantidas em páginas e um novo recurso no gerenciador de addons que confirma quando um aplicativo for instalado.

Novidades para desenvolvedores

No Firefox 7, os desenvolvedores poderão criar experiências mais interativas para os usuários, como Angry Birds e Runfield.. A partir do recurso de Canvascom aceleração por hardware, jogos e animações em HTML5 poderão ser executados rapidamente.
Além disso, o suporte ao API da W3C permite aos desenvolvedores medir o tempo de carregamento de suas páginas e o tráfego do site, entre outros dados. Assim, ficará mais fácil otimiza sites e apps, focando na experiência do usuário.

Ajude o navegado a melhorar

A partir do recurso Telemetria, o usuário vai ajudar nas melhorias das próximas versões do Firefox. Essa ferramenta registra informações sobre o desempenho do navegador e envia um relatório para a Mozilla, responsável pelo desenvolvimento do Firefox.

Segurança acima de tudo

A segurança é garantida por uma enorme comunidade de desenvolvedores que ajudam a produzir o Firefox. Como todo bom aplicativo de código aberto, qualquer pessoa pode se apropriar do código-fonte do FF para modificá-lo. É o que muitos desenvolvedores fazem, porém, a fim de colaborar para que a segurança do Firefox “oficial” seja melhorada.
Segurança Outro ponto a favor no quesito segurança é que ele utiliza diversos bancos de dados de sites perigosos, que previnem que o usuário acesse uma página suspeita de conter vírus ou códigos maliciosos. Uma mensagem de aviso é exibida para o internauta informando quais são os problemas do website, para que ele possa decidir se quer continuar o acesso ou não.
Você poderá usa o Controle dos Pais que configurou no Windows 7. E controlar o nível de recursos que deseja que o Firefox dê aos sites, personalizando configurações de senhas, cookies, carregamento de imagens e instalação de complementos.
O Firefox oferece também: detecção de plugins “perigosos”, navegação privativa, integração com o antivírus instalado no computador, proteção antiphishing, entre outros.

Busca aditivada

Busca Fazer pesquisas na internet é muito cômodo com o Mozilla Firefox. O aplicativo incorporou ao seu design um campo de busca próprio, que fica ao lado da barra de endereço. A partir dali, sem ter que acessar outro site, o internauta pode fazer buscas no Google, provedor de pesquisas nativo do browser.
Mas não para por aí: vários outros provedores podem ser adicionados a partir de uma lista que a própria Mozilla publica, garantindo que sites normalmente utilizados para consultas, como Wikipedia ou Dictionary.com, possam servir como mecanismo de busca.

Lembrando de tudo

Qualquer dono de computador já clicou no ícone de fechar o navegador por engano e perdeu todas as páginas que estava lendo. No Firefox isso não acontece, pois o aplicativo tem um sistema bastante inteligente que avisa o usuário caso ele esteja tentando fechar uma janela com duas ou mais abas abertas.
Essa prevenção se estende a picos de energia e reinicialização não planejada do PC: assim que o Windows voltar, o Firefox tenta se lembrar das abas que estajam sendo visualizadas e as restaura.

Personalizável

Addons
Um trunfo do Firefox é a enorme comunidade que desenvolve extensões para ele. Desde que a Mozilla abriu a possibilidade de criação de extensões, plugins e add-ons para o navegador, esse universo de pequenos aplicativos gratuitos integrados ao FF cresceu enormemente.
Além disso, o internauta também pode mudar a cara do FF. Milhares de temas (os famosos skins) estão disponíveis para downloads, sendo que a única dificuldade é escolher apenas uma aparência.

Personas, os novos temas

O Firefox sempre foi famoso pelas opções de personalização que possibilita. Além das extensões, que garantem que programadores independentes façam praticamente qualquer coisa dentro do browser, os temas marcam presença na história do navegador. A versão 6 do Mozilla Firefox continua mantendo essa característica, porém com um diferencial: a chegada das ‘personas’.
Firefox 6 com uma persona instalada Uma persona nada mais é do que um tema visual, que permite que o usuário personalize a aparência do Firefox de acordo com seus gostos pessoais. Existem milhares de temas disponíveis para download, a partir de um repositório que a própria Fundação Mozilla mantém para os internautas.
A instalação dos temas (personas) foi melhorada. Agora, em vez de ter que reiniciar o programa depois de baixar e habilitar um tema, o usuário vê a mudança imediatamente. Aliás, testar um tema ficou muito mais fácil: a partir do diretório de personas da Mozilla, basta passar o cursor do mouse sobre as opções e esperar alguns segundos para que o Firefox carregue o novo tema e permita que o usuário saiba exatamente como ele é, diretamente no navegador.

Como instalar uma persona

Baixar e ativar personas no Mozilla Firefox é muito fácil. A partir do repositório de temas da Mozilla, passe o cursor do mouse sobre as ilustrações que lhe agradam. Quando a cor de fundo do item fica azul, significa que o navegador está carregando aquela aparência. Após alguns segundos, o tema será efetivamente carregado e você vai ter noção de como a persona fica no Firefox.
Uma vez que esteja decidido a usar uma determinada persona, clicar em Wear It (Vestir Isso) fará com que o tema fique em definitivo no browser. Caso se arrependa mais tarde de instalar uma persona, basta ir em Ferramentas > Complementos > Temas e escolher um novo tema. Entre as opções há personas do líder americano Martin Luther King e da cantora Lady Gaga.

Páginas fidedignas

Amado pelos webdesigners, o Firefox possui um excelente sistema de exibição de páginas. Ele segue a maioria das regulamentações feitas pelo W3C, órgão que determina questões estruturais da internet, tornando-se um dos navegadores com exibição de páginas mais semelhante àquela planejada pelo designer.

Escrevendo corretamente

Corretor ortográfico do Firefox.
Está em dúvida sobre como escrever uma determinada palavra? Isso não é problema no Firefox: o browser possui um corretor ortográfico próprio, independente de qualquer outro aplicativo.
Com ele, a verificação de ortografia é automática para campos que precisem ser preenchidos. Grafar uma palavra erroneamente não é uma opção para quem decidir baixar o navegador gratuito.

Um browser mais seguro

A versão mais recente do Firefox recebeu correções de segurança e estabilidade. A ferramenta de limpeza de histórico recente também ganhou uma atualização para evitar que imagens e estilos de sites acessados via SSL não fossem carregados corretamente.

Mais rápido

O foco do Mozilla Firefox, sem qualquer sombra de dúvida, é a velocidade. Os desenvolvedores da Fundação Mozilla trabalharam arduamente para que o navegador conseguisse tirar melhor proveito das especificações do computador, tais como poder de processamento e quantidade de memória RAM.
Uma vez que velocidade é fundamental, o Firefox também está sendo aprimorado para usar melhor as conexões de banda larga e internet rápida, que vêm se popularizando no Brasil. Não adianta ter uma conexão rápida com um navegador lento, e a Fundação Mozilla sabe disso.
A parte gráfica do navegador ficou até 30% mais rápida, graças a um redesign do motor TraceMonkey, que faz a renderização e exibição de imagens, gráficos, vídeos e conteúdos multimídia interativos.
Veja mais: * TargetHD: Por que o Firefox continua sendo um dos navegadores mais populares?
Além disso, o navegador ganhou uma forma não sincronizada de carregar scripts, garantindo que vários elementos de uma página possam ser exibidos simultaneamente. Normalmente uma página da internet tem vários scripts rodando, então se um navegador consegue gerenciar vários deles ao mesmo tempo, já tem uma vantagem competitiva.

Atualização automática

Atualização
Ter um navegador sempre atualizado é muito importante. Pensando nisso, Mozilla Firefox apresenta a função de atualizar-se sozinho toda vez que uma nova versão é disponibilizada.
O aplicativo faz o download da nova versão automaticamente e depois apresenta ao usuário uma janela (semelhante à da captura de tela ao lado) na qual ele pode reiniciar o aplicativo imediatamente ou depois, a fim de que a nova versão do Firefox já entre em ação.

Limpeza dos rastros de navegação

Essa funcionalidade já é velha conhecida dos usuários do Firefox, mas ainda assim merece ser citada por ser simplesmente adorada por quem usa o navegador. A limpeza de histórico permite apagar todos aqueles rastros de navegação que você não quer que permaneçam no Firefox, tais como sites visitados, pesquisas que foram feitas no campo de buscas do Google e nomes de usuário que foram inseridos em formulários.
Para acessar a limpeza de histórico, vá em Ferramentas > Limpar histórico recente ou pressione a teclas de atalho Ctrl+Shift+Del. Uma pequena janela permitirá escolher o período de efeito da limpeza e também os itens que podem ser apagados. As opções são (talvez seja preciso pressionar o botão ao lado de “Detalhes”:
  • Páginas visitadas e downloads efetuados;
  • Campos memorizados de páginas e da pesquisa;
  • Cookies;
  • Cache;
  • Logins ativos;
  • Preferências de sites.

Extensões

O Mozilla Firefox é famoso por suas extensões. Ao longo dos anos, milhares de programadores criaram pequenas aplicações que complementam as funções de navegador que o Firefox supre muito bem. Hoje em dia é possível encontrar plugins para praticamente qualquer coisa, sendo que sempre há novidades sendo lançadas.
SyncEntre os complementos mais interessantes para quem usa o navegador da Mozilla há o Morning Coffee, que auxilia na criação de rotinas para visitação de sites, e o Sync, que permite sincronizar favoritos, nomes de usuário e senhas entre várias instalações do Firefox, no Windows, Mac OS e Linux.
Mas não para por aí: há plugins que melhoram a produtividade no trabalho, que permitem saber a quantidade de e-mails não lidos e até mesmo que checam as condições climáticas em tempo real. O melhor disso tudo é que, assim como no caso das personas, a Mozilla também mantém um catálogo geral de plugins para o browser.

Mais

Outras novidades da versão são suporte para Web Open Font Format (conhecido como WOFF), reprodução em tela cheia de vídeos integrados diretamente no navegador, suporte avançado a HTML 5 e suporte para X-FRAME.
Mozilla Firefox atualmente está produzindo atualizações constantes para resolver qualquer bug ou problema que o navegador possuía. Por isso fique esperto para se manter sempre atualizado em relação ao seu navegador de internet favorito.

Design

Design O visual mais limpo do navegador pode ser considerado uma das maiores mudanças do Mozilla Firefox.
O layout dos menus lembra bastante programas como o Microsoft Office 2010. Isso porque a proposta agora é apostar em textos ao invés de ícones para cada uma das funções.
Isso facilita muito, porque uma quantidade muito grande de ícones pode acabar confundindo o usuário na hora de navegar na internet. Enquanto que com o texto não há mistério!

Velocidade

O Firefox também apresenta um novo motor (HTML 5), resolvendo desta maneira o problema de sua lentidão ao iniciar, uma das principais queixas em cima do navegador.
Este novo motor carrega as páginas web muito mais rápido, principalmente as pesadas com animações, vídeos ou com serviços online.

Plugins

Na quarta versão do Firefox, é muito mais fácil a forma como se gerencia as extensões do navegador. Tudo é organizado em uma janela própria, lembrando uma página de internet.
Fácil de usar e intuitiva, ela integra uma galeria de plugins, fazendo com que o internauta não precise mais visitar o site de plugins do Firefox para poder instalá-los.
O Firefox ainda não roda plugins de sua versão anterior, mas isso tudo é uma questão de tempo! Pois as extensões irão se atualizar para poderem funcionar na nova versão do navegador.

Abas

Firefox 6 Outra mudança radical que o Firefox adotou em sua nova versão foi nas indispensáveis abas do navegador.
Agora elas ficam em cima do endereço URL e quando transpostas e reordenadas são muito mais amigáveis e atrativas, lembrando o Google Chrome. Além disso, ela gera uma pequena animação a cada nova aba aberta.
Já a função Panorama permite que você organize suas abas em grupos que podem ser nomeados e classificados. Selecione o ícone Grupos de abas ao personalizar a sua barra de ferramentas ou clique com o botão direito em uma aba para movê-la para um grupo e pronto.
App Tab Além disso, o Firefox também permite “App Tabs” que miniaturizam as abas para aplicativos web comuns, como e-mail, calendário ou outros aplicativos que você usa várias vezes por dia e armazená-los na barra de abas para acesso rápido.

Versões

Atualmente, a versão estável do Mozilla Firefox é a versão 7.0. Porém, se você já quiser conhecer próximas novidades do navegador, pode baixar a versão Aurora (8.0), uma espécie de versão alpha.
O Firefox 7 nclui também correção de bugs, novos recursos para desenvolvedores e outras melhorias internas. Para baixar atualização diretamente do seu navegador é só acessar o menu Firefox, ir em “Ajuda” e clicar “Sobre o Firefox”.

Firefox 8.0 (Aurora 2)

As principais novidades na versão do *Firefox 8 (Aurora 2) são mais controles na administração das suas extensões e animações nas abas. Com isso fica mais fácil para os usuários observarem quando estão movendo ou reorganizando as abas do navegador. Foram feitos melhorias no sistema HTML 5 e no suporte para Cors for WebGL*. O navegador conta ainda com todas as outras funções já presentes anteriormente.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Comente!